Wednesday, September 27, 2006

15 anos da ACademia Itaperunense de Letras







Dia 23 de setembro a Academia Itaperunense de Letras comemorou seus 15 anos numa solenidade no Itaperuna Tênis Clube, às 20h. Na ocasião recebeu a honrosa visita do Professor Dr. Pedro Lyra.
Nas fotos acima, algumas imagens do Momento de Arte e da confraternização entre os membros.

.............

"
Academia Itaperunense de Letras comemora 15º aniversário
A Academia Itaperunense de Letras (ACIL) comemorou, no último dia 23, seu Jubileu de Cristal (15 anos). O evento aconteceu no Itaperuna Tênis Clube. Na festa, alguns dos membros da ACIL declamaram poemas, cantaram e contaram a história da Academia.
A comemoração também serviu para que as academias juvenis de Letras do Colégio Santos Dumont e da Escola de Aplicação da Fundação São José tomassem posse. A iniciativa faz parte do projeto “Academia vai à escola”, organizada pela ACIL.
Durante a celebração, a acadêmica Abia Dias cantou clássicos da música brasileira dos anos 60 e 70. Houve também uma valsa simbólica, dançada por um dos acadêmicos e sua filha.
O presidente da instituição, Valber Meireles, discursou sobre o aniversário da Academia. “Comemorar 15 anos da nossa Academia é uma marca muito especial, já que somos verdadeiros desbravadores da cultura local. Já conquistamos muito, mas há muito mais pela frente”, disse.
Meireles comentou também sobre a Plaqueta Literária, iniciativa criada pela Academia Itaperunense de Letras. “A Plaqueta serve para ajudar àqueles autores que não têm condições de editar livros. É um livreto que nós mesmos editamos, com cerca de 12 poemas ou contos, que servem para divulgar os trabalhos dos Acadêmicos”, comentou.
O professor e escritor Maurício Cardoso, ex-presidente da ACIL, discursou sobre a importância da Academia Itaperunense de Letras em sua vida. “Há 14 anos deixei minha linda Niterói e vim viver uma nova etapa da vida em Itaperuna, e não me arrependo em nada. Ser um ‘imortal' da cidade é um honra indescritível”, emocionou-se. Cardoso complementa. “A Academia é um marco na cultura da cidade, e é uma pena que não seja tão conhecida. Temos que ter mais iniciativa, fazer parcerias com a imprensa local para ajudar na divulgação da ACIL”.
Impressões (por Alciléia Gama e Esther Alferino, 2º período de Jornalismo)

“Eu deixei de estudar para uma prova de Física para estar no evento, pois acho que é um incentivo à cultura em Itaperuna. Eu tanto aprecio que faço parte de um grupo de pessoas que reúnem-se para declamar poesia na casa dos amigos, geralmente na do Sérgio Estácio”.
Elizabeth Diniz, 42 anos
“O evento foi maravilhoso. A Academia Itaperunense de Letras preserva a cultura e valoriza os poetas locais. Nós, da prefeitura, a pessoa mesma do prefeito Jair Bittencourt temos como prioridade neste momento incentivar ainda mais a Academia de Letras Itaperunense, inclusive cedendo um espaço para que seja construída uma sede”.
Rejane Travassos, de 42 anos, Assessora do Departamento de Cultura de Itaperuna
“A Academia de Letras Itaperunese conta com membros itinerantes. Que reúnem-se na casa de amigos, na maioria das vezes na casa da Flora Malta Carpi, que também é membro da Academia. Nós guardamos a fé em que a nossa sede seja feita o mais rápido possível, afinal a Academia completou neste último fim de semana 15 anos de existência. É lamentável a ausência de autoridades no evento, que é de uma grande cultura e tão importante para todos.”
Ábia Dias, de 46 anos, professora "

Eduardo Fettermann – 6º período de Jornalismo das FIPH

Saturday, September 16, 2006

Solenidade de Posse da Academia Juvenil de Letras




































Ontem fui madrinha de quatro novos membros da Academia Juvenil de Letras da EAP- Escola Aplicada da Fundação Educacional e Cultural São José presidida pelo Dr. José Carlos Martins e pela acessora Maria Cury Martins e dirigida por Débora Cristina Rosa Fernandes. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Itaperuna.
A Academia Itaperunense de Letras, através do projeto "A Academia vai à Escola", estava presente como madrinha da Academia Juvenil. A professora e acadêmica Abia Dias é responsável por essa brilhante iniciativa.

Meus afilhados:

Yasmim Melo Rodrigues Pereira
Cadeira nº 09- Patronímica de Alberto de Oliveira
Helena Ferreira Nunes
Cadeira nº 12- Patronímica de José de Alencar
Otavio Meireles
Cadeira nº 14- Patronímica de Joaquim Manuel de Macedo
Milena Manhães de Oliveira
Cadeira nº 30- Patronímica de Jorge Amado

Após a cerimônia de posse houve uma recepção com coquetel nas dependências da EAP. Na ocasião foi apresentado um jogral em homenagem ao poeta Mário Quintana, dirigido pelo professor e agente cultural Nelson Rocha.
Foi uma noite muito bonita.

...................

"No dia 15 de setembro, quase primavera de 2006, a Academia Juvenil de Letras da Fundação São José (ACAJULE) deu posse a novos membros que farão parte do sodalício. A solenidade, realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Itaperuna, contou com o aval da Academia Itaperunense de Letras (ACIL), madrinha da ACAJULE. O evento contou ainda com as presenças ilustres do Presidente da Fundação São José, Dr. José Carlos Martins e esposa, Assessora da Presidência, Profª Maria Cury Martins, da Diretora das Faculdades Integradas Padre Humberto, Profª Suely de Paula Coutinho, dos Diretores da Escola de Aplicação da Fundação São José, Prof. Márcio Monteiro e Débora Cristina Fernandes, dos membros da Academia Itaperunense de Letras, em especial o Prof. Válber Meirelles, Presidente da Academia e da Srª Flora Carpi, Vice-presidente, demais autoridades e familiares dos acadêmicos.
A Fundação São José que há 39 anos preza por qualidade e de onde saíram pessoas ilustres e iluminadas que espargiram por toda região um novo olhar para a cultura do Noroeste Fluminense, dá continuidade a essa disseminação literária criando a Academia Juvenil de Letras, instalada em dezembro de 2004, agregando 30 membros, alunos da Escola de Aplicação da Fundação São José, da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A Academia Juvenil de Letras da Fundação São José (ACAJULE) é um projeto idealizado e coordenado pela professora Abia Dias. "
Fonte: FSJ

Sunday, September 03, 2006

Sarau Devo Ilo




























Sarau Devo Ilo na casa da querida amiga Lílian.

Fez sucesso no sarau: a poesia de Pedro Lyra e a Torta de Atum da Leka.

Receita

Torta de Atum

Ingredientes:

1 pão de forma sem casca; 1 xícara de maionese;1 caixa de creme de leite; 1 lata de atum sem óleo; 3 tomates em pele e sem sementes cortados em pedaços pequenos; 4 colheres de sopa de azeitona picada;salsa a gosto; 1 cebola pequena picada em pedaços pequenos; alecrim seco.

Modo de fazer:

Misture o pão de forma com o creme de leite e a maionese sem deixar amolecer até formar uma massa e misture os demais ingredientes. Coloque em uma forma, cubra com papel alumínio e coloque na geladeira por 24 horas.

Hummmmmmmmmm

Inauguração do Cyber Café Lan Tastic





Inauguração do Cyber Café de Thiago Baptista Mariani, no sábado às 18h.

Nas fotos, Thiago e Sabrina, minha filha. Linda! E Henrique, meu neto. Um príncipe!

Eu estava lá e fui entrevistada por um canal de tevê. Chic, não?

Leituras recentes















Esta semana li a revista Tempo Brasileiro e os livros Cultura de Massas no Século XX, de Edgar Morin e Massa e Poder, de Elias Canetti.

Friday, September 01, 2006

Os livros dos meus amigos







Fico muito feliz ao receber os livros dos meus amigos. Toda semana chega mais um. Adoro! É um prazer imenso ler.