Thursday, December 08, 2005

Tempo de não desistir

O Éden, o jardim de Deus, lugar onde Deus “plantou” o homem, tem abundância, tem fontes. Fonte fala de águas que correm. Água: alimento, frescor, dinamismo, vibração, plenitude, purificação. A porta da fonte deve estar continuamente aberta em nosso alma. Nosso jardim particular, nosso jardim comum, necessita abarcar a dimensão da Fonte das Águas Vivas.
Que amor nos move em direção a nós mesmos, ao outro, a Deus? Perdoamos realmente? Desistimos facilmente da pessoas pelas suas falhas?
Há um registro que me chama atenção no livro Bíblico de Oséias, capítulo onze, versículo oito: “Como te deixaria, ó Efraim?” Essas palavras de amor são dirigidas em tempos de apostasia de Efraim. Deus atraía seu filho pelo perdão, pelo amor abundante, frutífero. Deus não desiste de nós. Mas nós desistimos de nós mesmos, desistimos de viver, desistimos das pessoas ao avistarmos suas falhas.
Um dia de grande importância para os judeus é o Yom Kippur, que é o dia do perdão. Somos seres relacionais, formamos alianças de afetividade, de intimidade, alimentamos expectativas várias. Essas relações nos trazem sorrisos, felicidades, como também sofrimentos emocionais, frustrações. Molduras quebradas, botões que não se rompem na profusão de pétalas sonhadas. Manhãs com cheiro de desilusão. A semente parecia boa, a terra parecia pronta. O sol, a água, tudo na dosagem pedida; todavia, a flor não veio, não veio o milagre esperado. Algo aconteceu fora do nosso controle. O outro é uma surpresa. A surpresa sou eu. Provocamos e/ou sofremos feridas.
Nosso jardim não é perfeito. Nossa humanidade é impactante. E mesmo desejosos por mudança, sofremos constrangimentos. Se buscamos a reconciliação, a generosidade, a tolerância, o perdão, nem sempre somos bem recebidos. Para cada estágio de restauração, por vezes virá um nível de ataque: escárnio, conspiração, ameaças, astúcias, acusações, intimidações, sutilezas...
Quantos erros cometidos! E quantas conseqüências! Esse processo: erro, reconhecimento do erro, arrependimento, confissão, mudança, pode ser doloroso, mas tem algo de libertador que vale a pena experimentar. Assim como é necessário enxergar as razões do outro, analisar as circunstâncias que o envolveram, para liberar o perdão. Conhecer as fragilidades, abrir-se em pétalas de humildade, saber-se em processo, em fazer-se constante, em semeadura, oferecer redenção, possibilidade de cura, de reencontros, tudo isso, esse olhar de lucidez para si e para o outro, abre portas de cárceres, constrói pontes, chegadas, nascimentos.
Há que ser valente, hábil, cheio de fé para resistir, para não desistir, para lidar com imperfeições, as nossas, as dos outros. O dia que está por vir traz um novo desafio, um novo chamado, vale viver para gozá-lo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home