Wednesday, August 30, 2006

Lançamento da Revista Tempo Brasileiro, em Campos- RJ, na Vila Maria

Revista Tempo Brasileiro lança número na Villa
Considerada a última grande revista de cultura do Brasil, publicação reúne 12 ensaios de pesquisadores da Uenf
Com 12 ensaios assinados por pesquisadores ou técnicos do Centro de Ciências do Homem (CCH) da Uenf, foi lançado nesta terça, 29/08, às 18h, na Casa de Cultura Villa Maria, o número 163 da revista Tempo Brasileiro. Fundada na década de 1950, a Tempo Brasileiro é considerada a última grande revista de cultura do Brasil. O número, centrado no tema “Cognição e Linguagem: uma pesquisa interdisciplinar”, é dedicado ao Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Uenf.
Transformada em livro monográfico de autoria coletiva e periodicidade trimestral, a revista Tempo Brasileiro reúne grandes nomes nacionais e internacionais para refletir, debater e encaminhar a controvérsia cultural da atualidade. Além dos 12 textos elaborados pelo pessoal da Uenf, a revista traz duas contribuições incluídas na seção “Cena Aberta”, assinadas por Janice Theodoro com Rafael Ruiz (USP) e por Eduardo Portella (professor emérito da UFRJ).
No texto de apresentação, a revista cita que a Uenf “foi criada com a intenção de voltar-se preferencialmente para a pesquisa” e que o Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem desenvolve “vasta pesquisa nos campos da Neurociência, Filosofia da Mente, Psicologia Cognitiva, Epistemologia, Semiótica e Lingüística”.
O número traz os seguintes ensaios: “A hipótese da naturalização das representações”, Paula Mousinho Martins; “A importância da fala interior no desenvolvimento cognitivo e motivacional da criança”, Sylvia Beatriz Joffily; “Descartes e os limites do mecanicismo na explicação da mente”, Julio Esteves; “Vontade livre e causalidade natural”, Gilberto Gomes; “Questões relativas ao estudo da mente”, Frederico Secco; “Intencionalidade e seu pano de fundo não-intencional”, Dario Teixeira; “Abordagens antropológicas do Ciberespaço e da Cibercultura”, Carlos Henrique Medeiros de Souza; “Bakhtin e Benveniste: crítica ao Estruturalismo pelo conceito de enunciação”, Sérgio Arruda de Moura; “Aprender na sociedade do século XXI: novas exigências e concepções”, Ana Bianca Rocha Miranda e Maridelma de Sousa Pourbaix; “Minha terra tem Quixotes”, Arlete Parrilha Sendra; “Sobre o bloqueio para escrever”, Mário Galvão; “As formas da metalinguagem”, Pedro Lyra.
Na seção “Cena Aberta”, a revista publica os seguintes ensaios: “A carta atenagórica: Sóror Joana Inês de La Cruz e os caminhos de uma reflexão teológica”, Janice Theodoro e Rafael Ruiz; “A poesia do testemunho”, Eduardo Portella. (www.uenf.br)









Ontem fui ao lançamento da Revista Tempo Brasileiro, em Campos- RJ, na Vila Maria. É uma revista da UENF, com ensaios do programa de Mestrado de Cognição e Linguagem. O evento foi organizado pelo meu querido professor Pedro Lyra que é o editor da Revista.
Nas fotos acima estão os professores e alguns alunos da UENF.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Luciana!Ha algum tempo venho acompanhando uma comunidade no orkut 'discutindo literatura' e vi que sua moderadora(Você,rsrs) é de bem próximo da minha cidade natal - Natividade!Enquanto procurava uma edição de número 163 da Revista Tempo Brasileiro, também pude observar que é você a mesma gerenciadora do blog 'Parole' onde encontrei uma referência a mesma. Bem, gostaria de manter contato e saber mais sobre o mestrado de cognição e lingg da UENF,Trocar experiências e ideias. Gosto muito e aprecio essa troca de informações.Parabéns pelo amor que dedica a literatura e as palavras! Abraço, Lívia Gomes (Fonoaudióloga aspirante a vaga no mestrado da UENF!).

12:53 PM  

Post a Comment

<< Home