Thursday, April 20, 2006

Erotismo e arte





O mais antigo texto sobre erotismo que já foi publicado é o "Banquete de Platão".







O erotismo está presente na literatura da antigüidade até nossos dias. Sua manifestação se dá segundo determinado meio social concebe, de forma predominante, o corpo. Mesmo nos períodos de forte repressão, como a chamada Idade Média européia, em que aprendemos ter sido de predomínio da igreja católica, houve significativa manifestação do erotismo. Por exemplo, as cantigas de escárnio e maldizer portuguesas são alguns testemunhos de transgressão do moralismo dominante naquele período.

Neste Lençol, de Moacyr Félix

Neste lençol
as noites feitas de mulher e homem....
Neste lençol
a coragem de viver encontra o pasto
Verde para sua boca de amarguras....
Neste lençol
aquele impulso de me gastar-me todo....
Neste lençol as unhas eram sábias e sabiam
Acupunturas capazes de sonar os nervos....
Neste lençol, eu e você
_ metades se desfazendo
em inteirezas de ser.
............................
Traiçoeiros laços

Gosto
Quando os olhos
Do meu amado
Se turvam
E meu corpo
Desaba em desejos
Gosto
Quando minha pele
Restaura-se inteira
E arma laços
Traiçoeiros laços
Nos seus abraços
Gosto
Quando meu amado
Em meu peito
Desarma pudores
E me faço mansa
Serena,refeita
Noite adentro.
(Luciana Pessanha Pires)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Luciana querida
Lindo poema doce, doce...és DOCE !
Amar de corpo assim entendo;.
Entrega doce como flor e abelha ...
delícias e cuidado
perigosos laços .....
por vezes somos flor
outras abelha
quando abelha ...
flores aladas !

Um risco " grudar as patinhas "
no viscoso mel !

tua sempre grata amiga e leitora
virgínia d'além mar

http://www.vaniadiniz.pro.br/virginia_fulber/index.htm

9:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Luciana:
Gostei da seção Erotismo e arte. "Neste lençol as noites feitas de mulher e homem..." do Moacyr Félix é um belíssimo poema. Quanto ao "Traiçoeiros Laços", outro belíssimo poema, é assim como alma de mulher: um vulcão banhado por todo o romantismo do mundo.
Beijo,

5:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, Luciana! Tudo bem? Demorei mas agora vou te "linkar" lá no Mar Azul, ok? Gostei do post de hoje. Os bons são muito bons. Bjos e um ótimo feriadão.

9:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

hehehe Acho que estou ficando doida. rs Seu blog já está linkado, menina. rs Bjos.

9:43 AM  

Post a Comment

<< Home